08/04/2013

Medalhões de Pescada de Fricassé à Moda da Avó

Fricassé de Pescada
Uma vida sempre acompanhada, uma solidão vezes sem conta adiada.
Na casa dos meus avós, são poucos os momentos em que se escuta o silêncio.
Há sempre um rosto familiar à mesa, uma campainha a tocar, um telefone a vibrar.
Há sempre netos e netas para alimentar e matar a saudade da comida que ninguém consegue imitar.

Com uma casa habitualmente cheia, são muitos os pedidos a satisfazer.
Mas quando se trata de Fricassé, a votação é unânime!
Esta é a versão mais simples e rápida do Fricassé da minha avó, que habitualmente acompanha frango em pedaços, mas que em minha casa gosto de servir com peixe.
Sim, porque o primeiro bisneto também já é fã deste prato!

Uma excelente semana a todos(as)!


PESCADA DE FRICASSÉ

 ingredientes (para 4 pessoas)

4 medalhões (ou postas) de pescada descongelados
1 dl de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1 dl de vinho branco
sal e pimenta q.b.
4 gemas
sumo de 1 limão sumarento
2 c.sopa de salsa picada
arroz branco solto para acompanhar (basmati ou agulha)

preparação

1. num tachinho, refogar a cebola, os alhos e o louro no azeite
2. acrescentar a pescada, regar com vinho branco e deixar suar um pouco
3. temperar com sal e pimenta e acrescentar um copo de água quente
4. tapar o tacho e deixar cozinhar durante 8 minutos
5. entretanto, desfazer as gemas e acrescentar o sumo de limão e a salsa picada
6. misturar bem e acrescentar 1 concha do refogado do peixe
7. misturar bem e deitar este preparado no tacho, em lume brando, mexendo bem até o molho estar uniforme
8. deixar cozinhar mais alguns minutos e servir, acompanhando o peixe com o arroz

nota: esta receita fica igualmente bem com frango, chocos ou lulas, acompanhada de batatinhas fritas

Até breve!

13 comentários:

  1. Que maravilha de sugestão, certamente cá em casa vão gostar!

    ResponderEliminar
  2. talvez assim eu goste de pescada, vou experimentar, as fotas estao deliciosas.
    bj

    ResponderEliminar
  3. Adoro fricassé! Com pescada deve ser muito bom!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito desta sugestão!! Eu adoro fricassé mas nunca fiz com pescada!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Já fiz com lulas e frango, de pescada vou fazer numa próxima opurtunidade!

    ResponderEliminar
  6. Adorei a sugestão, gosto muito do molho fricassé.

    ResponderEliminar
  7. Adorei como sempre a sugestão, a apresentação ficou linda, adoro o teu blog, receitas e apresentações sempre impecáveis :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  8. Adorei a sugestão, e deve ficar uma delícia :D

    Beijinhos e tem uma óptima semana! :D

    ResponderEliminar
  9. é tão bonito ver um mesa grande cheia de tios, primos, sobrinhos, netos...e as receitas da avós são sempre as melhores!

    ResponderEliminar
  10. Olá :D
    Na minha casa, quando se junta a família toda, também enchemos uma mesa bastante grande, onde o silêncio nunca reina.
    Gostei bastante da tua sugestão :)
    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  11. Mesmo sabendo cozinhar, gosto de espreitar o que outras pessoas cozinham e como o fazem :)
    Vim aqui parar...
    Esta receita é quase igual à que a minha Mãe fazia e que eu faço. É excelente.

    ResponderEliminar
  12. Vim aqui parar hoje por acaso, e fiz esta receita com tranches de pescada e camarão congelado descascado (grandinho). Não sabia o que fazer com as tranches, e como tenho uma criança de 4 anos e este peixe é ideal por não ter espinhas, decidi experimentar...ficou excelente. Até o "pisco" cá de casa disse que estava muito bom. Parabéns, fez-me recuar ao meus tempos de criança e às receitas da mãezinha.

    ResponderEliminar

Obrigada a todos(as) pela visita ao meu blog!
É um prazer poder partilhar as receitas que cozinho com tanto carinho e dedicação!